terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

UNDERGROUND vs MAINSTREAM

O tempo passa, os equipamentos evoluem, a música muda, os djs mudam, e o underground vira pop. SIM. Vamos refletir.
A algum tempo atrás, surgiram estilos como HOUSE MUSIC, DRUMnBASS por exemplo. A HOUSE surgiu depois de varios protestos e da degradação da então estouradíssima DISCO MUSIC, ou seja a DISCO(pop) caiu e veio surgir no submundo a HOUSE(underground). Underground pois era uma coisa nova, obscura, revolucionaria.. A maioria das radios nao tocavam, Um estilo musical NUNCA antes vistou. Coisa de deixar carinha de ouvido aberto, olho arregalado e queixo caido. Se quizesse ouvir HOUSE MUSIC, tinha que ir pra CLUBS undergrounds de CHICAGO nos EUA. Pois surgiu lá e só escutava lá. O mesmo foi com o DRUMnBASS nos guetos de Londres por volta de 1990. 2 exemplos de estilos que surgiram UNDERGROUND, e com o passar do tempo se tornaram MAINSTREAM, devido a grande mistura de elementos em algumas de suas produçoes, devido ao assedio excessivo da midia em querer ganhar dinheiro em cima do q antes era cultura underground, devido ao surgimento dersenfreado de djs e produtores. Pois bem. Com relação as músicas, (por enquanto) ainda seria coerente usar termos UNDERGROUND ou baba(comercial). Mesmo assim ainda fica dificil pois o q é underground para uns não é para outros... Depende do local, club, público... etc. Porém quando falamos de DJs a coisa muda.
No inicio, queremos mostrar nosso som...queremos ser "radicais", "diferentes", mostrar nossa personalidade forte através da música, levando o DJ a tocar musicas undergrounds(nao conhecidas)... Sendo assim, com o passar do tempo a historia começa a mudar, pois aquele som q vc tocava e achava underground começa a tocar nos clubs, nas radios , em outras festas.. etc....tratava-se de uma boa musica... tanto que virou sucesso.. PALMAS PARA O DJ, que teve o feeling de perceber uma faixa desconhecida que em breve se tornaria POP. Mas onde fica a fronteira entre o underground e o pop ?? EXEMPLIFICANDO: semana passada toquei tal faixa e ela era underground (entao...SOU UM DJ UNDERGROUND)... semana que vem pode ser que eu toque a mesma e ela ja não é tao under, pois ja e sucesso na net e por ai a fora (para os mais radicais... que nao são poucos, JA PASSEI A SER DJ POP). ESTRANHO NÉ???? Ainda tem mais. Os djs que se auto-intitulam UNDERGROUNDS. Atualmente é tão confuso separar o pop do under, pois do contrario, nao teriamos top djs como ARMIN VAN BUREEN ou SASHA.. Se eles estão entre os melhores do mundo, eles são POP, ou UNDER? tocam POP ou UNDER? Um dj q levanta a bandeira do UNDERGROUND aceitaria tocar numa casa comercial? Pensando pelo lado radical, Se sim, esse dj não é tão UNDER assim.
Qdo um dj toca, ele quer mostrar o melhor do seu trabalho... quer ser reconhecido, para que seja contratado mais vezes, para que toque em mais lugares, para que seja mais requisitado, para que ganhe mais dinheiro etc.... Esse DJ deve seguir o caminho do MAINSTREAM ou do UNDERGROUND? Entao os DJs q se auto-intitulam UNDERGROUNDS ou que acham que só tocam músicas UNDERGROUNDS, devem pensar direitinho no caminho que seguir. Prefiro dizer que ao invés de UNDERGROUND ou BABA, nós temos as músicas de qualidade e o lixo. Sendo assim o gosto pessoal do dj vai definir o que lhe deve ser mais conveniente para tocar, evitando rótulos.

Um comentário: